Jornalismo Literário no Intercom 2009

11/09/2009 às 11:34 | Publicado em Pesquisa | Deixe um comentário

Uma tarde inteira foi dedicada à discussão de Jornalismo Literário durante o XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado de 4 a 7 de setembro desse ano em Curitiba (PR). A mesa temática coordenada por Felipe Pena no domingo à tarde, dia 8, foi batizada de O Jornalismo Literário e as narrativas além do lead. Pena é autor de Jornalismo Literário (Editora Contexto) e docente do programa de pós-graduação da UFF (Universidade Federal Fluminense).

O mestrando Mateus Yuri Ribeiro da Silva Passos, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi o primeiro a apresentar o estudo Jornalismo literário, humanização e polifonia: perfis da música erudita em Piauí. Em seguida, a professora doutora Monica Martinez, doutoranda do programa de pós-graduação da Universidade Metodista de SãoPaulo (UMESP), apresentou o resultado de sua pesquisa intitulada Programa Globo Rural: Um exemplo de Jornalismo Literário em mídias eletrônicas

Seguiram duas ex-alunas da Academia Brasileira de Jornalismo Literário (ABJL), especialização em nível lato sensu que hoje tem sede na capital paulista. Suzana Aparecida Vier apresentou Contribuições do Jornalismo Literário à Comunicação Sindical  e Francilene de Oliveira Silva, atualmente mestranda da UMESP, o trabalho Visão Sistêmica de Jornalismo Literário sobre Meio Ambiente.

Diana Paula de Souza, doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou Jornalismo e narrativa: uma análise discursiva da construção de personagens jornalísticos no seqüestro de Abílio Diniz e suas repercussões políticas.

O paper  sobre o Programa Globo Rural pode ser encontrado em http://sec.adtevento.com.br/intercom/2009/resumos/R4-1227-1.pdf e no menu Pesquisas desse blog. Os demais em breve estarão disponíveis no site da Intercom (www.intercom.org.br).

O evento foi transmitido pelo twitter da estudante Kaká Albuquerque.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: