Necessidade pessoal

25/09/2009 às 11:19 | Publicado em Textos de alunos | Deixe um comentário

     Meu pai é uma destas pessoas que adora ir à biblioteca, talvez seja por sua influência que goste tanto de ler.
     Dias atrás me disse que foi até o Centro Cultural Vergueiro para pesquisar sobre mitologia grega. Detalhe: meu pai é serralheiro.
     Fiquei pensando, o que leva um ser humano que tem como cotidiano ferro e solda pesquisar sobre mitologia no Centro Cultural?
     Vontade de conhecer o mundo. Ele sempre foi assim, pensa em assuntos diversos e faz uma pesquisa para entender tudo sobre o tema.
     Na verdade ele pega muito no meu pé toda vez que não estou lendo algum livro. Para ele, hoje o acesso a informação é tão fácil que as pessoas não dão o devido valor.
     Lembra que, na época da ditadura, período de sua adolescência, ler livro estrangeiro era muito difícil. Muitas pessoas que viajavam para o exterior traziam manuscritos das obras, estas eram passadas aos interessados e neste empréstimo arriscado, devido ao regime militar, o conhecimento se espalhava.
     Fora a dificuldade de quando um queria se comunicar com o outro. Telefone era algo raro e caro. A saída era o famoso telefone sem fio e um ia passando ao outro que o fulano queria falar com o cicrano.
     Hoje temos facilidade para nos comunicarmos. Utilizamos celulares, e-mails, mensagens instantâneas e nem damos valor a qualidade desta comunicação tão rápida. Somos tão cobrados a estarmos sempre em contato com os outros, que não nos damos o luxo nem de fazer igual ao meu pai: poder por simples prazer entrar numa boa biblioteca, pegar um livro e se sentar, como se a cidade lá fora parasse.

Texto da estudante de jornalismo Priscilla Vierros realizado durante o 1o. Curso de Redação Criativa Avançado, ministrado por Monica Martinez no Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo de 12/9 a 10/10/9.

Anúncios

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: