Livros

Tive uma ideia! O que é criatividade e como desenvolvê-la

Inventividade, inteligência e talento para criar, inventar, inovar, ser original certamente foram os atributos que garantiram a sobrevivência da espécie humana. A criatividade é, cada vez mais, um requisito importante para se destacar no mercado de trabalho e na vida de modo geral, chegando a ser considerada um fator crucial para o sucesso. Pessoas com ideias novas, que conseguem driblar as dificuldades e aproveitar as oportunidades, são valorizadas em todos os âmbitos.

Com uma linguagem acessível, a obra Tive uma ideia! – O que é como desenvolvê-la, da jornalista Monica Martinez, demonstra como a criatividade sempre esteve presente na história da humanidade, garantindo-lhe a sobrevivência pelo uso da inteligência e do talento para a inventividade. Expõe, então, as razões pelas quais é difícil mudar padrões e rotinas e quais são os caminhos que levam à criatividade.

O leitor vai perceber que o nascimento de uma ideia nova e original é parte de um processo e depende de vários fatores, dentre os quais os mais importantes são o esforço, a dedicação e o aprimoramento das qualidades pessoais, mediante o uso e aplicação de algumas técnicas apresentadas no livro. Vai descobrir também que a motivação e o ambiente podem favorecê-la, mas que a criatividade se manifesta muito mais facilmente quando a pessoa ama o que faz e realmente se envolve com seu trabalho.

O livro é dirigido a todos que desejam desenvolver seu potencial e sobressair no trabalho ou na vida pessoal, e pode ser de especial interesse também para os estudantes das áreas de Comunicação, Psicologia e Educação.

Título: Tive uma ideia!
Subtítulo: O que é criatividade e como desenvolvê-la
Autora: Monica Martinez
Coleção: Caminhos da Psicologia
Formato: 13 x 20 – 80 págs.
Código: 517879
Edição:
ISBN: 9788535627091

 Sala de Imprensa
Paulinas Editora
Joana Fátima, Roberta Molina, Paula Oliveira

www.paulinas.org.br/imprensa
imprensa@paulinas.com.br

 
Sumário

Capítulo 1 – Um pouco de história e teoria………..…….. 7

Capítulo 2 – Portais da criatividade………………….……. 23 

Capítulo 3 – O passo a passo da criatividade………..…. 39

Capítulo 4 – O processo criativo………………..…………… 55

Capítulo 5 – Perfis criativos……………………………….….. 61

Capítulo 6 – A importância da motivação…………..….. 67

Considerações finais……………………………………………… 73

Referências bibliográficas………………………………………. 77 

 

capa-jornada-do-heroi4Jornada do Herói: Estrutura Narrativa Mítica na Construção de Histórias de Vida em Jornalismo

Monica Martinez
Formato 14x21cm, 280 páginas
ISBN 978-85-7419-795-1
Editora Annablume (11 3031-1754). Site: www.annablume.com.br.

Trata-se de um método de estruturação de narrativas que procede de dois campos do conhecimento. O primeiro é a mitologia na perspectiva do norte americano Joseph Campbell. O segundo é a psicologia humanista do suíço Carl Gustav Jung.

A autora acrescenta mais dois componentes, o estudo da jornada da heroína ou as especificidades das histórias de vida femininas, e a biografia humana, método da medicina antroposófica que permite a identificação dos potenciais e crises nas diversas fases da vida. Resulta uma rica contribuição a todos interessados em compreender ou escrever narrativas biográficas de curta ou longa extensão.

Sumário sintetizado

Prefácio Um caminho promissor
Por Edvaldo Pereira Lima

Introdução O mapa da obra: a construção de histórias de vida

Capítulo 1
Histórias de vida: a arte de tecer o passado e o presente

1. Gênese do Trabalho Jornalístico
2. O Espaço das Histórias de vida

Capítulo 2
O Poder da Narrativa: uma Proposta de Estrutura Mítica para a Construção de Histórias de Vida
1. Reflexões sobre a Terminologia da Jornada do Herói
2. O Sujeito da Jornada

Capítulo 3
Jornada do Herói: análise da Estrutura Narrativa Mítica
1. Uma Questão de Estrutura
2. A Descoberta da Estrutura por Joseph Campbell
3. Elementos Básicos do Padrão Arquetípico
4. A Transposição da Estrutura para o Cinema
5. A Adaptação da Estrutura Mítica para o Jornalismo
6. A Ênfase na Etapa Encontro com a Deusa

Capítulo 4
Jornada da Heroína: a Imprensa Feminina e as Histórias de Vida das Mulheres
1.Histórias de Heróis versus Histórias de Heroínas
2. A Contribuição da Versão Histórica
3. Público-alvo das Histórias de Vida Femininas
4. O Charme das Heroínas do Dia-a-Dia
5. Só para Mulheres

Capítulo 5
O Método da Biograifa Humana: uma Ajuda Adicional
1. A Contribuição do Método Biográfico daAntroposofia
2. O Método Biográfico
3. Apresentação da Biografia Humana
4. Experimento

Capítulo 6
Estudo de Caso:
a Aplicação dos Métodos da Jornada do Herói e da Biografia Humana no Ensino de Jornalismo
1. Experimento
2. Plano de Trabalho
3. Análises dos Textos
4. Comentários Gerais

Conclusão Mapa Aberto: reflexões sobre a experiência e sugstões de novos caminhos de pesquisa

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.